Tecnologia do Blogger.

EEB Euclides da Cunha

EEB Euclides da Cunha

Quem sou eu

Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
EEB EUCLIDES DA CUNHA

Histórico


 EUCLIDES DA CUNHA: UMA GRANDE HISTÓRIA



A escola Euclides da Cunha teve sua construção iniciada em meados de 1945, quando o Interventor de Jaraguá do Sul, Tenente Leonidas Cabral  Herberts, fez o lançamento da pedra fundamental. A obra contou  com a participação dos Srs. Afonso Striker, Álvaro João Bertoli (administradores), Albano Kansler (construtor técnico), Arno Kansler (pedreiro), entre outros membros da comunidade.

Conforme declarações na época, foram 4 anos de árduo trabalho. A inauguração ocorreu em 06 de Agosto de 1949, com a participação da comunidade local, do governador em exercício Sr. José Boabaid, do prefeito de Jaraguá do Sul, Sr. Waldemar Grubba e outras autoridades. Inicialmente, com 3 salas de aula, uma sala para a direção, banheiros e um pequeno galpão,  a escola oferecia o ensino primário, até a 4ª série, e mais tarde, 2 anos complementares, não oferecendo o ensino ginasial. 
Para irem à escola, muitos alunos andavam quilômetros a pé, outros iam de carroça, à cavalo, e apenas os mais afortunados, iam de bicicleta. Todos tinham que usar uniforme; os meninos, short azul marinho, as meninas saia de prega da mesma cor, e ambos camisa branca.Todo o uniforme era feito com tecido tergal.

Um dos inspetores de ensino da época, Sr. Aleixo Dellagiustina, era temido, tanto pelos professores quanto pelos alunos. As regras eram severas. Entre as várias formas de “punição” se destacavam as reguadas na mãos, puxões de orelha, além do famoso e temido “Livro Negro”. Os recursos eram escassos; contava-se apenas com caderno, quadro e giz branco. Somente os professores possuíam livros. Os mestres eram bastante severos e exigentes. O medo e  os castigos eram constantes. A merenda era trazida de casa, sendo pão com banha e açúcar, com melado ou com ovo cozido. Muitos traziam seus materiais em bolsas feitas com sacos de trigo, confeccionadas pelas próprias mães.

Os boletins eram preenchidos a mão, com caneta vermelha para as notas baixas e preta para as demais. A primeira diretora foi a Sra. Zuleica Mansani, a primeira professora foi a senhorita Lurdes Rochas e o 1º presidente da APP foi o sr. Alfredo Emílio Ernesto Benkendorf.

A primeira denominação do estabelecimento de ensino foi Grupo Escolar Euclides da Cunha, passando para Ginásio Normal Euclides da Cunha em 10/10/69, depois  para  Escola Básica Euclides das Cunha em 08/02/71. Em 19 de Março passa a ser denominada Colégio Estadual Euclides da Cunha. 
Desde 05/04/2000,  passa a ser denominada como Escola de Educação Básica Euclides da Cunha.